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PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

 

Nota Introdutória

 

 

 

Missão das Biblioteca Escolares/Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos

As Bibliotecas Escolares da Escola Básica 2,3/ES Cunha Rivara e Escola Básica do 1º ciclo estão integradas desde 1999 e 2002, respectivamente na Rede de Bibliotecas Escolares e seguem as directrizes por ela emanadas, nomeadamente, as que são referidas no Manifesto da Biblioteca Escolar, aprovado pela UNESCO, na sua Conferência Geral em Novembro de 1999. Assim, a missão das bibliotecas escolares do Agrupamento, será a de “disponibilizar serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitam a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação” e segundo a declaração política de IASL sobre Bibliotecas Escolares: “um programa planeado de ensino de competências de informação em parceria com os professores da escola e outros educadores é uma parte essencial do programa das bibliotecas escolares”.

Estes serviços de aprendizagem, ainda segundo o referido manifesto, devem ser disponibilizados “de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social”, sendo que, “aos utilizadores que, por qualquer razão, não possam utilizar os serviços e materiais comuns da Biblioteca, devem ser disponibilizados serviços e materiais específicos.”

 

 

 

Caracterização do Meio Envolvente

 

Arraiolos é uma vila do Alto Alentejo, situada no distrito de Évora, a 136 Km de Lisboa, 95Km de Espanha e a 22 Km de Évora. Tem uma posição geográfica privilegiada que lhe confere potencialidades turísticas acrescidas, considerando todo o seu património cultural, arquitectónico e artístico. O concelho está integrado quase na totalidade na bacia hidrográfica do Tejo, com as ribeiras do Divor e de Tera a constituírem os seus principais cursos de água. Arraiolos é hoje um concelho rural de 2ª ordem, com uma população de 7616 habitantes, (segundo censos de 2001), com 684,08 Km2, cerca de 9,45% da área do Alentejo Central, repartidos por sete freguesias: Arraiolos (sede de concelho), Igrejinha (10Km da sede de concelho), Sabugueiro (16Km da sede de concelho), S. Gregório (12Km da sede de concelho), S. Pedro da Gafanhoeira (10Km da sede de concelho), Vimieiro (18Km da sede de concelho) e Santa Justa (17Km da sede de concelho).

Este concelho sofre as consequências da sua interioridade, apresentando uma densidade populacional inferior (12 habitantes/Km2) à média do Alentejo (20 habitantes/Km2).

 

 

 

Identificação dos utentes

Apesar de este ser um Agrupamento com uma população escolar relativamente pouco numerosa (cerca de 750 utentes), apraz-nos referir que oferece um vasto leque de áreas de formação, que passamos a referir:

 

Ø       Regime diurno:

·         Educação pré-escolar;

·         Ensino Básico:

1º, 2º e 3º ciclos;

Cursos de Educação e Formação:

- Protecção a crianças e jovens (Acção Educativa) (CEF T2 – 2º ano de formação)            

- Protecção e prestação de socorros (Bombeiro) (CEF T3 – 1ano de formação) 

Percursos alternativos:            

                            - 7º ano de escolaridade (Dec-Lei 1/2006)  

·         Ensino Secundário:

Cursos Científico – Humanístico:

- Curso de Ciências e Tecnologia;

         - Línguas e Humanidades;

- Ciências Sociais e Humanas;

Curso de Educação e Formação:

- Ciências Informáticas (Instalação e Reparação de Computadores (CEF T 5 – 2º ano de formação) 

Cursos Profissionais:

- Informática de Gestão (2º ano de formação)            

- Animação Sociocultural (2º ano de formação)            

- Vitivinicultura (1º ano de formação) 

 

Ø       Regime Nocturno:

·         Ensino Recorrente de 2 º e 3º ciclos e de Ensino Secundário.

·         Ensino Recorrente Secundário por módulos – Ciências Sociais e Humanas

·         RVCC: básico e secundário.

 

 

 

Organograma

 

A estrutura basilar em que assenta a organização do Agrupamento é a seguinte:

 

 

 

Objectivos Específicos do Plano

 

Objectivos

Indicadores de realização física

Unidade de medida

Meta

1-     Aumentar em dez pontos percentuais o nº de requisições de material impresso

Nº de requisições mensais

Aumento de 10% face a 2007/08

2- Garantir a qualidade de serviço (ex. aumentar 10% o fundo documental tratado)

Inquérito Final

Obter “Bom” nos itens chave do inquérito

3 – Incrementar o nº de acções de promoção da leitura

Nº de acções

10

4 – Implementar acções de formação no âmbito literacia da informação

Nº alunos, professores e auxiliares inscritos

50% da comunidade educativa

5- Criar actividades e produtos de divulgação

Inquérito Final

Obter “Bom” nos itens chave do inquérito

 

 

Acções a desenvolver

Objectivos

Periodicidade / Calendarização

? Criação de actividades de promoção do livro e da leitura em parceria com os grupos disciplinares de Língua Portuguesa/Conselho de Docentes (ex. Encontros com Autores)

1

Ao longo do ano lectivo

? Tratamento do fundo documental

? Criação de um inquérito, a aplicar à comunidade educativa

? Disponibilização de novos serviços/informações na webpage da Biblioteca

2

Ao longo do ano lectivo

? Criação de actividades de promoção do livro e da leitura em parceria com os grupos disciplinares de Língua Portuguesa e Oficina do Teatro, Conselho de Docentes e outros técnicos

? Actividades de leitura orientada na sala de aula/Biblioteca

? Aulas na Biblioteca para dinamizar os recursos

? Fichas de leitura

? Actividades “Contos da Nossa Terra ” (recolha de contos, ilustração dos mesmos, dramatização e/ou criação de documento com o produto final)

 

3

Ao longo do ano lectivo

 

? Semana da Leitura (Ler Consigo e Ler em vários Sotaques), com intercâmbio com várias escolas de diferentes regiões

 

? Semana Cultural (Ler em outras Línguas)

3

Mar/Abr

 

 

 

 

Março

 

 

? Letras Ciganas (mala pedagógica para uso nas aulas de substituição)                                                                                                                                       

 

? Projecto Leitura a Par (com os pais)

 

? Actividade “Descobre onde está”

 

 

? Actividade “Quem conta um conto aumenta um ponto”

 

? Produção de um livro de contos, com o convite de  ilustradores, e  com visitas de estudo a tipografias e editoras (o produto final será um livro impresso a divulgar numa feira de pregões)

 

 

? Concurso de marcadores de livros

? Feira da Leitura – na semana da feira do tapete os alunos vão ler em vários sítios

Ao  longo do ano

 

 

Out/Dez

Out

 

 

Dez

 

 

 

Abr

 

 

 

 

 

 

 

Março/ Abril

 

 

Junho

? Criação de um guia de pesquisa bibliográfica e posterior entrega deste a todos os elementos da comunidade educativa;

? Disponibilização de um mail para tirar dúvidas que possam surgir nas pesquisas executadas;

? Criação de um espaço na webpage da Biblioteca com estas dúvidas (FAQ)

? Formação presencial de alunos, professores e auxiliares de acção educativa (em horário a combinar)

4

Ao longo do ano lectivo

? Criação de actividades e produtos de divulgação:

     - webpage, blog, jornais, boletins

     - lista de novidades, boletim bibliográfico

5

 

Trimestral

Mensal

 

 

 

Estimativa de Financiamento da Actividade

 

Actividades

Tipo de despesa

Montante

Entidade

Financiadora

- Encontros com Autores

- Despesa com autores/contadores de contos convidados

300€

Agrupamento

- Criação do guia de pesquisa bibliográfica

- Fotocópias

100€

Agrupamento

- Produção de um livro de contos, com o convite de ilustradores

- Produção do livro, deslocações de convidados,

actividades de divulgação, visitas de estudo a entidades responsáveis por edição /impressão

800€

Agrupamento,

Agrupamento O Monte, Juntas de Freguesia,

Câmara Municipal

- Concurso de marcadores de livros

- Prémios

60€

Agrupamento